Mapa

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Clipping, notas, release, tudo sobre o Acqua Mundo. Por Amanda Gonzaga.

Treinamento com veículo subaquático é realizado no Acqua Mundo

                       

No próximo domingo (18), das 10h às 12h30, o Acqua Mundo, aquário do Guarujá receberá a visita de alunos do NUTECMAR (Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental) para mais uma experiência com ROVs (sigla em inglês para Veículo Subaquático Operado por Controle Remoto). O treinamento do curso de robótica submarina será realizado no tanque Oceano de 800 mil litros de água, que abriga tubarões lixas, raias, meros e outras espécies.

Durante o treinamento os alunos irão operar dois equipamentos ROVs – Super Gnom V2 e Gnom Baby –, simulando ações pertinentes a pratica da atividade em mar aberto e ambientes profundos de acesso restritos até mesmo para mergulhadores, já que a principal função do ROV é transmitir imagens em tempo real ao operador que fica fora do ambiente aquático.

As possibilidades de trabalho proporcionadas aos operadores de ROV são grandes e compreendem atividades de inspeção de turbinas de usinas hidrelétricas, exploração de óleo e gás indo até mesmo ao ramo da arqueologia subaquática.

E por conta da amplitude da atividade dois alunos angolanos, que vieram ao país apenas para realizar este estudo, participarão do treinamento para levar esta técnica em equipamento a Angola. O grupo ainda é composto por brasileiros de diversas regiões.

 

Publicado em 16/03/2012


Curta o Acqua Mundo no Facebook Siga o Acqua Mundo no Twitter