Mapa

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Clipping, notas, release, tudo sobre o Acqua Mundo. Por Amanda Gonzaga.

Acqua Mundo é o 1º aquário do país a conquistar reprodução tripla de Pinguins de Magalhães

Nas duas últimas semanas, o Acqua Mundo, aquário do Guarujá, conseguiu conquistar um feito inédito entre todos os aquários e zoológicos do país, que abrigam pinguins de Magalhães em seu plantel, se tornando o primeiro equipamento a registrar o nascimento de três pinguins desta espécie em uma mesma temporada reprodutiva. Os nascimentos primeiro nascimento ocorreu no dia 18, o segundo no dia 22 e o último na manhã de ontem. Em geral os históricos das instituições apontam apenas um nascimento por ano.  

No início da temporada três casais formaram ninhos, colocando dois ovos cada e por este motivo ainda existe a possibilidade de que outros nascimentos ocorram nos próximos dias. Agora cada casal conta com um filhote e um ovo sendo chocado.

O biólogo Rafael Santos, que acompanha anualmente as temporadas reprodutivas, está entusiasmado com o saldo deste ano. “Nunca houve qualquer ocorrência deste tipo no Brasil e para nós estes nascimentos ao mesmo tempo possuem extrema relevância. Realizamos um trabalho sério no aquário e estes pinguins provam isto. Os pinguins da nossa colônia têm em seus históricos algo em comum que é o fato de terem sido encontrados nas praias da região muito debilitados, e em alguns casos até sem expectativa de vida.”, fala Santos.

Os filhotes permanecem no ninho na companhia constante dos pais que se revezam para alimentá-lo e manter sua temperatura, já que nesta fase os jovenzinhos não produzem o calor suficiente para se aquecerem.

Visando a própria segurança dos recém-nascidos, a equipe técnica do aquário isolará os ninhos das famílias com uma barreira de espuma, impedindo assim que, caso eles saiam do ninho, sejam pisoteados ou venham a cair na água. Após os três primeiros meses de vida, os filhotes deve passar por procedimentos padrões de pesagem e biometria para acompanhamento de sua saúde.

Curiosidade – A espécie de Magalhães habita as costas da Patagônia Argentina e Chilena e Ilhas Malvinas (Falkland) em colônias que podem chegar a ter um milhão de aves, o peso pode variar entre 3,5 kg e 4,5 kg. A expectativa de vida em cativeiro é de aproximadamente 12 a 14 anos. As fêmeas atingem a maturidade sexual os entre os cinco e seis anos. Já os machos estão prontos para reprodução quanto atingem o sexto ou sétimo ano de vida.

 

Publicado em 27/11/2014


Curta o Acqua Mundo no Facebook Siga o Acqua Mundo no Twitter